Mestranda em Ambiente e Saúde conquista o grau de Mestre na Uniplac

Na tarde da última terça-feira, dia 24/04, a mestranda Caroline Carnevalli, professora do curso de Psicologia, sob a orientação da Profa. Dra. Lilia Kanan, defendeu sua dissertação e conseguiu se tornar Mestre. O trabalho tem o título: “Do sintoma ao diagnóstico e tratamento: ambiente e saúde percebidos pelo paciente oncológico”. A banca avaliadora contou com a participação externa das professoras Dras. Tânia Wagner (UCS), e Tatiane Muniz Barbosa (Unidavi), e da professora da Uniplac Dra. Marina Patrício de Arruda.

Sob os olhares atentos de familiares, amigos, colegas de curso e outros convidados, Caroline defendeu os resultados do seu estudo realizado em 2017 junto a pacientes oncológicos. Como uma de suas principais conclusões ficou evidenciado que o diagnóstico de câncer transforma substancialmente a vida das pessoas em todos os seus ambientes (de trabalho, social e familiar); que as relações familiares se intensificam; que o afastamento/rompimento com o contexto laboral representa sofrimento; que sua rede de apoio social ameniza as vicissitudes próprias desse momento; que tanto a fé, quanto a negação são as estratégias de enfrentamento mais expressivamente utilizadas por eles.

Por fim, restou evidenciada a importância do Psicólogo Oncologista junto às equipes multiprofissionais de cuidados aos pacientes diagnosticados com câncer.

O Programa de Pós Graduação Mestrado em Ambiente e Saúde (PPGAS), novamente comprova a excelência da formação de seus mestrandos.

Fonte: PROPEPG - (PPGAS).

Confira a Galeria de Fotos