PSICOLOGIA / Professora e alunas da Uniplac são destaques em concurso

É da Uniplac a candidata aprovada em primeiro lugar geral no Estado no concurso para provimento de cargos de nível superior na Secretaria de Administração do Estado de Santa Catarina. A professora do curso de Psicologia Michelli Moroni Rabuske obteve o primeiro lugar geral no concurso que aconteceu no dia 22 de janeiro, e que segundo a Fepese, responsável pela aplicação das provas, foi um dos mais concorridos, com um média superior a 100 candidatos/vaga. Além do mérito da professora Michelli, duas alunas do curso de Psicologia da Uniplac também foram destaque no mesmo concurso: Milena Garcia da Silva do 9° Semestre, que conquistou o primeiro lugar na região de Lages e Elaine Gilmara de Sousa, do 10° Semestre, classificada em segundo lugar regional. Para a coordenadora do curso de Psicologia Silvia Pinheiro, essas conquistas têm relação direta com a Uniplac, pois demonstra a qualidade do ensino da Instituição, “capaz de levar nossos alunos e também os professores a concretizar a realização profissional em mercados de trabalho onde se faz necessário todo o conhecimento e experiência adquirido num curso de graduação”, diz. Neste contexto, o curso da Universidade do Planalto Catarinense cuja estrutura curricular tem duas ênfases: Psicologia Social e Psicologia da Saúde, em agosto próximo forma sua primeira turma. “Foi a ferramenta que contribuiu para a conquista das candidatas aprovadas”, ressalta a coordenadora Silvia Pinheiro. Contando com o corpo docente qualificado e com modernos laboratórios no Centro de Ciências da Saúde, que proporcionam um aprendizado mais próximo ao contexto profissional, o curso de Psicologia tem duração de 10 semestres. Do 3º ao 6º semestre os alunos participam de estágio de observação e do 7º ao 10º semestre atuam em estágios de intervenção, estruturando projetos de ação sobre a atuação profissional. Oferece estágios na rede de saúde e em algumas comunidades do município. Um importante complemento de formação acadêmica na Uniplac são os projetos de Extensão e de Pesquisa. Nesse sentido, um dos projetos de Extensão é o do Serviço de Psicologia no Fórum da Comarca de Lages, onde alunos atuam com supervisão direta de um professor. Outro projeto é o de Orientação Profissional, desenvolvido junto a alunos do ensino médio de escolas da região, e também o projeto “Estamos Grávidos”, em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde.