A prática social dentro e fora da universidade

O primeiro Congresso Nacional de Ciência, Arte e Tecnologia (Concat) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) envolve diferentes áreas do conhecimento em uma iniciativa para mostrar uma perspectiva mais ampliada da interdisciplinaridade, com foco não somente na comunidade universitária da Uniplac. O evento começou nesta segunda-feira, 23 de outubro, e segue até o próximo dia 27.

“Queremos mostrar os trabalhos realizados dentro da instituição para prováveis novos alunos e também aos profissionais já formados, em uma total integração com a comunidade externa”, afirma a coordenadora do curso de Assistência Social, professora Aldrilara Arruda Rodrigues Campos.

Partindo dessa ideia de integração interna e externa e de uma atitude inter e transdisciplinar, o congresso abrange quatro grandes áreas do conhecimento: as Ciências Humanas, Letras e Artes, Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde.

Paralelamente ao Concat, ocorre o 13° Simpósio de Serviço Social. O evento conta com três dias de atividades relacionadas ao curso. Na primeira noite (23/10), a palestra foi com Sidnez Furlan e Neide Furlan, com a temática “Mãe terra: produzindo alimentos saudáveis”.

O encontro abordou o impacto da alimentação causado na vida humana, já que muitas vezes as pessoas não pensam sobre a necessidade que o mundo tem de uma produção agrícola livre de agrotóxicos e que os consumidores têm o direito de optar sobre que tipo de produtos estão expostos para a comercialização.

A palestra de terça (24/10) contou com a presença de Maria José Vasconcelos com o tema “Avanços e retrocessos no Sistema Único de Assistência Social”, problematizando os reflexos dos cortes significativos que serão feitos no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Na quarta, a reflexão será mediada pela assistente social Leandra Nunes Karsten, que trabalha em Florianópolis e abordará o tema “O trabalho psicossocial no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e ao Indivíduo (Paefi)”, ressaltando a experiência no atendimento psicossocial de famílias e contribuindo com os profissionais do SUAS de Lages.

“É bom ressaltar que os temas escolhidos são assuntos atuais da sociedade, e esse é um dos grandes objetivos do Simpósio, trazendo uma reflexão que não será somente teorizada em sala de aula entre os alunos e professores, mas sim, pensada em seu reflexo na sociedade de maneira geral e, principalmente, envolvendo as práticas integradas do próprio curso”, conclui a coordenadora Aldrilara.

A essência do Simpósio é desenvolver o verdadeiro sentimento de pertença de cada acadêmico pelo seu curso e a carreira escolhida, envolvendo as práticas aprendidas na Universidade para que cada vez mais o espaço de trabalho se amplie após a formação, considerando que a sociedade solicita e necessita de assistentes sociais com compromisso e comprometimento com a profissão.

Alunos: Débora Bombilio, Gabriel Silva, Larissa Marinho, Lucas Nunes