Uniplac planeja curso de Ciências Eqüinas

Somente na região da Serra Catarinense, o número de eqüinos é estimado em 19 mil cabeças, segundo dados da Cidasc. No Brasil, a Embrapa calcula em torno de 8 milhões de cabeças. Neste universo, o cavalo é amplamente utilizado, seja para o trabalho nas propriedades rurais e urbanas, para o lazer nas fazendas de turismo rural e também nas sociedades hípicas e lidas campeiras. Outra ocupação mais recente tem sido as práticas terapêuticas com animais. Fundamentada nessa realidade, e percebendo que é necessário que esses animais necessitem de manejo especializado, treinamento, serviços técnicos, instalações elaboradas e alimentação especializada, a Uniplac está projetando a oferta do curso de Ciências Eqüinas. Este curso visa formar profissionais capacitados, para um mercado que tem demanda de pessoal com preparo técnico e científico para trabalhar neste setor. Segundo o coordenador do curso, profº Valfredo Schlemper, “o curso de Ciências Eqüinas da Uniplac, o segundo do país, depois da PUC do Paraná, contribuirá para um mercado abrangente e cada vez mais promissor, pois seus formandos poderão terão oportunidades em gerenciamento de empresas do ramo eqüestre, no turismo e recreação baseado em atividades eqüestres, empresas de vendas e marketing relacionadas com o mercado eqüino, peritos de instituições financeiras, companhias de seguros, companhia de transportes, coordenação e organização de eventos eqüestres, assistente de pesquisa e assistente de centros de terapia e reabilitação, dentre tantas outras atividades”, ressalta o coordenador. O curso de Ciências Eqüinas da Uniplac terá duração de dois anos, ou quatro semestres letivos, com formação de tecnólogo e funcionamento em regime especial. Maiores informações junto a pró-reitoria de Ensino, ou pelo fone (49) 3251-1094.