ITCP Uniplac realiza Curso de Formação com a Cooperlages

Uma nova etapa no processo de incubação da Cooperlages foi realizada. Desde a última segunda-feira (13), a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade do Planalto Catarinense realiza um Curso de Formação com os integrantes da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis do município de Lages. Um período de quatro horas por mês, na parte da manhã, a cooperativa paralisa seus trabalhos de coleta e triagem para os cooperados participarem dos encontros de estudos sobre contabilidade, gestão da coleta seletiva, economia solidária, regimento interno, estatuto, dinâmica de grupo, educação ambiental dinâmica da cadeia produtiva e outros temas que demandam da realidade da Cooperlages.

Atualmente a nova administração do município de Lages vem estudando as possibilidades de renovação do contrato de prestação de serviço da coleta seletiva com a Cooperlages. Ao realizar o balanço do primeiro ano de trabalho, embora muitos desafios ainda se coloquem para a coleta seletiva, muitos avanços pode-se identificar: dos primeiros 12 cooperados, são hoje somam 30 que tem acesso ao trabalho e renda. Uma renda R$ 150,00 mensais, passou para a média de um salário mínimo; melhorias feiras no barracão somam, mas de R$ 10.000,00, investidos na infraestrutura de sala de reuniões, escritório, segurança, cozinha e aquisição de Equipamentos de Produção e Segurança no Trabalho (EPI). Três refeições por dia são realizadas no próprio ambiente de trabalho. É fato, que um longo caminho ainda deve ser trilhado, mas os primeiros passos estão sendo feitos. Desse modo a ITCP vem contribuindo para o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento da Institucional da Uuniplac (2010-2018), que entre outras metas, prevê a disseminação da economia solidária na região do Planalto Catarinense.