Bolsista de Pós-Doutorado do PPGAS/CAPES apresenta trabalho em Portugal

A bolsista de Pós Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde - PPGAS/CAPES, Maria Sueli Heberle Mafra participou do World Congress Silvo-Pastoral Systems 2016 em Évora , Portugal, entre os dias 27 e 30 de setembro. O evento discutiu os sistemas de silvipastoris em um mundo em mudança: funções, manejo, gestão e o povo e a cultura associada a esses sistemas.

A professora Maria Sueli é bolsista de Pós Doutorado da Uniplac sob Orientação do Professor Doutor Tássio Dresh Rech (Mestrado em Ambiente e Saúde). Na oportunidade ela apresentou o trabalho intitulado “Assessment of the sustainability of silvopastoral systems of family farming in southern highlands in Santa Catarina”, o que pode ser traduzido como “Avaliação da sustentabilidade de sistemas silvipastoris da agricultura familiar no planalto sul de Santa Catarina”. Embora seja realizado em Portugal, a língua oficial do evento é o inglês.

O trabalho, realizado em parceria com a Epagri identifica identidades dos agropecuaristas que ser reconhecem como agroecológicos, tradicionais ou convencionais. A pesquisa aponta riscos na sucessão familiar, principalmente nas propriedades convencionais, devido a pouca valorização do conhecimento e dos produtos locais e ao modelo de educação básica, formatado para o meio urbano e sobretudo pela insegurança de renda para o jovem, como consequência do alto risco tanto na produção quanto na comercialização.

Finalmente, o trabalho aponta a necessidade de reconhecimento, estimulo à organização, adequação da formação básica, valoração dos produtos e valorização dos agricultores e da multifuncionalidade do meio rural, para o desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável.