“Edupala” contou com presença de importantes pesquisadores e professores na Universidade

De 17 a 19 de outubro a Universidade do Planalto Catarinense foi palco de um importante evento internacional, o 1º Congresso Internacional “Penso onde Sou – Conhecimentos pertinentes para a educação na América Latina” – Edupala.

O objetivo das atividades que integraram o Edupala foi promover o debate qualificado entre educadores e interessados de áreas afins para fortalecer o pensamento educacional latino-americano.

De acordo com a professora Dra. Vanice dos Santos, organizadora do evento e coordenadora do Programa de Mestrado em Educação (PPGE) da universidade, a preocupação do Mestrado é trabalhar na formação de professores pesquisadores para que possam produzir conhecimento e que esse conhecimento seja pertinente para nossa realidade. “Esse evento surge como uma proposta de identificar as pesquisas que nós temos feito no Mestrado em Educação da Uniplac. Nós temos duas linhas de pesquisa, diversos grupos de pesquisa e nós observamos que a nossa preocupação está vinculada à missão da universidade”, destacou.

O evento contou ao todo com 10 grupos de trabalho, seis oficinas e palestras com diversos profissionais do meio nacional e internacional, dentre eles o Reitor Pablo Ceto, da Universidade Ixil, da Guatemala e o Doutor Orlando Sáenz Zapata, da Colômbia.