CER II tem seu primeiro paciente atendido

Com a expectativa de realizar 400 atendimentos ao mês, o Centro Especializado em Reabilitação – CER II é inaugurado no campus da Uniplac e vem suprir uma demanda da toda a região serrana.

A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde, consiste numa rede de cuidados que visa assegurar acompanhamento e cuidados qualificados para pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva, regressiva, ou estável; intermitente ou contínua, por meio da criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde.

O CER II atenderá pessoas com deficiência intelectual e física dos 18 municípios da Amures. O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.

Santa Catarina atualmente possui quatro CERs, sendo o da Uniplac o terceiro. O atendimento é feito somente por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde, onde é realizado o preenchimento de um formulário de atendimento.

Os cuidados serão realizados nas dependências da Universidade, na área da Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e na Casa da Terapia Ocupacional. Serão aproximadamente 12 profissionais envolvidos entre fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, médicos e enfermeiros que estarão prontos para atender a demanda que virá dos municípios. As Unidades Básicas de Saúde de cada um dos municípios que realizarão os encaminhamentos ao CER.

O primeiro atendimento foi realizado nesta quarta-feira (1) com um menino de Correia Pinto. “Este menino já estava há bastante tempo aguardando atendimento por parte de fonoaudiólogo, psicólogos e fisioterapeutas”, explica Elusa Camargo, coordenadora do CER. A partir de hoje o jovem passará por uma equipe multidisciplinar e terá todas as suas necessidades de atendimento discutidas. “Agora ele é um paciente do CER e terá atendimento integral, precisando voltar à Unidade Básica de Saúde somente no final do tratamento, quando nós fazemos o reencaminhamento para o médico da cidade analisar o processo pelo qual o paciente passou”, destaca.

Atualmente existe um alto índice de pessoas com deficiência na região serrana. De acordo com o senso do IBGE a região possui mais de 28 mil deficientes.

Mais informações do CER II podem ser conferidas no site http://uniplaclages.edu.br/cer/inicio