Uniplac mantém índices de qualidade da educação Superior

O objetivo do Índice Geral de Cursos (IGC)  é analisar a qualidade dos cursos ofertados pelas IES do país.

O  Ministério da Educação divulgou no Diário Oficial da União desta terça-feira (22) a Portaria nº564 de 18 de dezembro de 2015, que trata dos resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) Avaliados das Instituições de Ensino Superior (IES) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), referentes ao ano de 2014. O objetivo IGC  é analisar a qualidade dos cursos ofertados. Critérios como dedicação de professores, desempenho dos estudantes, infraestrutura, recursos didáticos pedagógicos, entre outros, são os insumos para a geração dos conceitos.

O IGC da Universidade do Planalto Catarinense  teve conceito 3. Já para os CPCs, obtiveram destaque os cursos de Matemática e Letras com conceito 4 e os demais mantiveram o conceito 3 - em uma escala de 1 a 5.

“É constante e permanente a busca da gestão da nossa Universidade por melhorias e adequações, sempre com vistas à ampliação de nossa atuação e aprimoramento do atendimento aos nossos estudantes e à comunidade”, afirma o reitor da Uniplac, prof. Luiz Carlos Pfleger, perante os índices apresentados.

A Uniplac mantém o status de Universidade desde 1999 e é avaliada pelo Sistema Nacional de Avaliação dentro das prerrogativas deste status. Em Santa Catarina, são mais 14 Universidades avaliadas e todas tiveram conceitos entre 3 e 4 no IGC. Há ainda, os Centros Universitários, também avaliados.

De acordo com o Decreto nº 5.773/06, as instituições de educação superior, de acordo com sua organização e respectivas prerrogativas acadêmicas, são credenciadas como: I - faculdades; II - centros universitários; e III - universidades.

Portanto as avaliações do Ministério, assim como os índices gerados pela avaliação, não podem ser comparados entre as diferentes modalidades, apenas entre as instituições com as mesmas prorrogativas.

A Universidade se caracteriza pela indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão. São instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, além de ter autonomia plena para criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior.

Das 24 instituições  catarinenses avaliadas estão as 16 integrantes do Sistema ACAFE, todas mantendo os índices de qualidade da Educação Superior exigidos pelo MEC.

Vale lembrar que, em 2015, a qualidade institucional da Uniplac foi reforçada com o recebimento pela 16ª vez do Prêmio Top of  Mind, como marca mais lembrada pelo consumidor da região da Serra Catarinense e pela homenagem, recebida do Conselho Estadual de Educação pelos serviços prestados ao Ensino Superior Catarinense há mais de cinco décadas, ambos neste segundo semestre de 2015.

Ainda, os indicadores de atuação em Ensino, Pesquisa e Extensão da Uniplac podem ser conferidos no último Balanço Social da instituição, que traz os números de excelência em responsabilidade social e que está disponível em: http://www.uniplac.net/uniplac/ResponsSocial/Balanco_Social_2014_12.pdf

" data-media="https://data.uniplaclages.edu.br/noticias/5495.jpg'>