Seminário de Licenciaturas mobiliza mais de dois mil participantes

Dos mais de 2.200 inscritos confirmados, 1900 participaram da abertura nanoite desta segunda(07). São pessoas de diversos locais do país que vieram a Lages de 07 a 09 de dezembro discutir a Educação

Um dos maiores eventos realizados no setor da Educação Superior voltado às áreas de Licenciaturas o Seminário do Pibid da Região Sul, que acontece em conjunto com o Seminário do Parfor da Região Sul e o Encontro das Licenciaturas da Região Sul teve sua abertura realizada na noite de hoje (07), no Centroserra em Lages. Foram mais de 2 mil participantes credenciados.

A Cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades e com a palestra “Formação de Professores: Impactos e Perspectivas”, ministrada pelo Dr. Luiz Carlos de Menezes,  Doutor em Física (Universitat Regensburg -1974) e  Assessor e integrante do corpo de especialistas da SEB/MEC para a elaboração da Base Nacional Curricular.

Segundo a secretária-adjunta de Estado da Educação, Elza Moretto, o evento afirma um compromisso dos entes da educação com o seu fim. “Este momento de pressão e tribulação sofrido por nossa sociedade nos clama a tomar atitudes”, e professora Elza refletiu, afirmando ainda que  “este seminário denota uma atitude frente à formação de homens e mulheres que estarão à frente de nossas crianças e jovens na tentativa de formar um mundo melhor”, sobre a presença massiva dos estudantes de licenciaturas de diversas instituições de ensino superior do Sul do Brasil e também de outras regiões.

Para a professora Cristiane Antonia Hauschild, coordenadora institucional do Fórum dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Forpibid) da Região Sul é de suma importância a aproximação da Universidade, da pesquisa e a educação básica. "A valorização e a qualificação do Pibid têm se constituído como bandeira de luta do Fórum". 

Serão três dias de evento. No segundo dia, esta terça-feira, dia 08, as atividades acontecem no Campus da Uniplac em palestras, feiras de objetos de aprendizagem, exposição e lançamentos de livros e revistas, rodas de formação, oficinas, mesas simultâneas e momentos culturais.

Já no último dia de evento (09), as atividades da manhã acontecem-na Uniplac e a tarde ocorre  a palestra de encerramento, com  o tema “Formação do Professor: politicas Públicas, Diretrizes Curriculares nacionais”, ministrada pela Dra. Alessandra de Assis, o  Dr. Ítalo Dutra, o Dr. Helder Eterno da Silveira, o Dr. Leonel Piovesana e a Dra. Leda Scheibe, além do importante momento da “Leitura da Carta de Lages”

O impacto dos programas Pibid, Parfor e Proesde/Licenciaturas é evidenciado na formação docente inicial e continuada. Os seminários possibilitarão a discussão destes aspectos de transformação para o aprimoramento da Educação Básica. Os temas elencados para o debate compõem uma parcela da gama de questões problematizadas nas Universidades e nas Escolas de Educação Básica.

 Informações em: http://www.uniplaclages.edu.br/pibidsul/

Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática