Curso de jornalismo da Uniplac conquista dois prêmios

Um grupo de acadêmicos e professores de Jornalismo da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) foi a Florianópolis na última quinta-feira (03) para receber dois prêmios por reportagens produzidas por membros do curso para a Revista Expressiva.

Prêmio FATMA de Jornalismo Ambiental

Pela manhã, a série especial de reportagens “Gaia”, produzida pelos professores Ivan Claudio Siqueira de Moraes e Luiz Augusto Del Moura, foi vencedora regional da categoria “Jornal e Revista” do 8º Prêmio FATMA de Jornalismo Ambiental 2015, promovido pela Fundação do Meio Ambiente.

A intenção do concurso é premiar trabalhos jornalísticos de reportagem que tratam da importância da preservação do meio ambiente e incentivam o desenvolvimento sustentável, veiculados entre 31 de outubro de 2014 e 31 de outubro de 2015.

Prêmio de Comunicação Trabalho Seguro

Horas mais tarde, a reportagem “Segurança: uma necessidade para o trabalhador”, capa da edição de outubro da Revista Expressiva, foi premiada com o terceiro lugar estadual na categoria “Reportagem de texto”, entre as 28 concorrentes do 1º Prêmio de Comunicação Trabalho Seguro SC, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região e realizado na Associação Catarinense de Medicina, na capital do estado.

A reportagem contou com a participação de três acadêmicos: Luiz Henrique Zart, que escreveu o texto, e Claudio Santos e Fernanda Zanella, que trabalharam na diagramação do material. Além disso, os professores de Redação Jornalística, Ivan Claudio Siqueira de Moraes, e de Técnicas de Entrevista e Reportagem, Luiz Augusto Del Moura deram suporte. O prêmio é voltado a materiais jornalísticos sobre saúde e segurança no trabalho produzidos em Santa Catarina entre 1º de janeiro de 2014 e 15 de outubro deste ano.

O acadêmico de jornalismo Luiz Henrique Zart destaca a participação de membros do curso, que formará a primeira turma em breve. “Os prêmios reconhecem a qualidade dos professores e o potencial dos estudantes. Também mostram que o ensino e a prática da profissão podem trazer bons resultados e mais visibilidade para um curso aberto recentemente”, aponta.