Pesquisadores da Uniplac apresentam nova etapa de trabalho sobre fatores que contribuem para o desenvolvimento de Lages

Na segunda-feira (30) o Núcleo da Mulher Empreendedora da Acil divulgou o resultado de uma pesquisa realizada pela Uniplac com o objetivo de apresentar os fatores que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de Lages.

Ela foi realizada por pesquisadores da universidade sob a coordenação da Professora Doutora Lilia A. Kanan, Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, em resposta à demanda do Núcleo.

O estudo obteve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc.

O relatório aponta que por muitos anos a economia de Lages esteve restrita à “exploração da madeira e na produção pecuária baseada no sistema de criação extensiva e de baixa produtividade”. Esta característica histórica ainda que tenha perdido forças, parece se manter, muito embora a economia do município e da região tenham sofrido mudanças.

A primeira etapa da pesquisa havia sido apresentada no mês de julho. A expectativa a é que a conclusão seja feita em junho do ano que vem. Ao todo foram ouvidas mais de mil pessoas.