Passeata e Leitura da Carta de Lages: Educação e a manutenção da formação de Professores foram clamadas

Com o grito de ordem “Fica PIBID” passeata objetivou a manutenção da formação de professores por meio dos Programas Institucionais e das bolsas de estudo

Com saída às 11h da Uniplac e destino à Praça da Catedral no Centro de Lages uma passeata integrada pelos participantes estudantes de cursos de licenciaturas dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 09 de dezembro.

O objetivo do ato pacífico foi demonstrar à sociedade a luta dos estudantes e de todo o setor educacional do país em prol da formação de professores como garantia de um futuro melhor para Santa Catarina, para a Região Sul e para o Brasil.

No destino, a Praça da Catedral e Lages, foi lida a “Carta de Lages” um documento criado durante os Seminários dos Programas PIBID, PARFOR e PROESDE/Licenciaturas, que aconteceu em Lages nos dias 07,08 e 09 de dezembro reunindo mais de 2400 participantes.

O documento apresenta o repúdio veemente à redução de recursos orçamentários para politica de formação  anunciado pelo Ministério da Educação por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ainda, reafirma a necessidade de suplementação orçamentária para ampliação do PIBID conforme a LDB, como política do Estado. E solicitou que o Ministério da Educação honre o compromisso firmado com as Instituições de Ensino Superior por meio da Portaria 96/2013 e dos Editais da CAPES 61/2013 e 63/2013. “Não aceitamos que uma situação conjuntural do presente comprometa o futuro da Nação Brasileira”, traz uma das partes do texto, lido pela coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Forpibid) da Região Sul, Cristiane Antonia Hauschild, em nome de todos os participantes.

A Coordenação do Evento agradece ao Batalhão de Policia Militar que fez o acompanhamento o itinerário da passeata, além de todos os participantes que engrandeceram a voz da Educação por melhores condições em seu setor.