Prestes a formar sua primeira turma, curso de Jornalismo da Uniplac já demonstra qualidade e garantia de sucesso profissional

O jornalismo tem a função de divulgar informações sobre a realidade social, econômica, política e cultural para que a população possa exercer sua cidadania de forma crítica e responsável. O papel social do jornalista é informar a partir do levantamento de temas de interesse público.

Pensando em abranger desde as áreas tradicionais do ramo, como o impresso, rádio e telejornalismo, até o jornalismo online, o curso de Jornalismo da Uniplac tem como objetivo central qualificar seus alunos como profissionais éticos, dinâmicos e de opinião.

“O curso de Jornalismo da Uniplac começou a ser pensado em 2010 e foi efetivado em 2012”, explica seu atual coordenador, o jornalista e professor Luiz Augusto Del Moura. “Desde o início o curso prima por aliar o conhecimento teórico com a prática profissional, tanto que é o primeiro curso de Jornalismo no planalto serrano a publicar um jornal impresso feito exclusivamente por acadêmicos”.

No ano passado, o curso começou a participar de concursos de jornalismo, e já está indo para seu terceiro prêmio em menos de um ano de iniciativa. “Além de dois prêmios da FATMA de Jornalismo e um do TRT, estamos concorrendo a prêmios na Argentina, no Rio Grande do Sul e outros aqui no estado”, conta o coordenador.

Dos oito alunos da primeira turma prestes a se formar, seis deles já atuam na área. Um deles não atua por opção, enquanto o outro é médico, e optou pelo curso graças ao conhecimento adquirido e realização pessoal. “Temos um alto índice de empregabilidade no curso. 50% dos matriculados já estão atuando na área, quer seja por profissionais contratados ou fazendo estágios dentro da área”.

O jornalista formado pela Uniplac deverá ser um profissional apto a atuar em qualquer setor da atividade jornalística de forma competente, ética, crítica e criativa, capaz de revelar seu comprometimento com as questões sociais, bem como trabalhar em equipe e de modo multissetorial, uma vez que a prática do jornalismo é, em sua essência, um exercício coletivo.

As inscrições para o curso estarão abertas até fevereiro, e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail jornalismo@uniplaclages.edu.br.