Uniplac discute a inclusão social

Muitos não conseguiram conter a emoção ao ouvir relatos de situações de exclusão vividos por alguns dos alunos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) portadores de deficiência. O encontro, que reuniu alunos e professores dos cursos de licenciatura da Universidade na noite desta terça-feira (21), dia Nacional da Luta dos Portadores de Deficiência, tinha como proposta proporcionar uma ampla discussão e compreensão sobre o tema “inclusão”. O Dia do Desafio, como foi denominado o evento, faz parte do projeto “Inclusão e Discussão, Lages em ação”, promovido pela Secretaria de Educação do município. Na Uniplac, esse primeiro encontro foi momento de reflexão, principalmente por ser conduzido por estudantes portadores e não portadores de deficiência, que contaram suas experiências e emocionaram o público mostrando sua determinação, como a história da jovem Diana Aparecida Borges, acadêmica da 2ª fase de Pedagogia. A estudante diz que adora música e que canta desde os sete anos de idade. Ela sempre teve o desejo de ingressar no curso de Música, mas por causa do forte preconceito sofrido adiou seu sonho. “Senti muita insegurança e medo, então resolvi optar por outro curso, o de pedagogia. Tenho muitos amigos que me dão força, e ainda quero mostrar a toda sociedade que cheguei longe”, conta a acadêmica que participará de um festival de música no Rio Grande do Sul, no próximo mês. A coordenadora de graduação, professora Aline Dallazem, diz que a partir dessa conversa muita coisa pode ser mudada. “Temos a oportunidade de ouvi-los e oferecer melhorias consideráveis a este grupo”. Segundo Aline, os encontros para discussão devem acontecer com mais freqüência na Universidade e ser ampliados para todos os cursos.