Projeto de Extensão: Serviço de Assessoria em Serviço Social para as Promotorias de Justiça da Comarca de Lages

O Ministério Público de Lages, através da 4ª Promotoria de Justiça em parceria com Projeto de Extensão “Serviço de Assessoria em Serviço Social da Uniplac” promove o curso de capacitação aos Conselheiros Tutelares dos municípios que abrangem a comarca de Lages - SC (São José do Cerrito, Bocaina do Sul, Painel e Lages).

O curso iniciou as atividades nos dias 11 e 12 de novembro com as seguintes temáticas: Contextualizar o ECA identificando os direitos da criança e do adolescente, e Atribuições e Competências dos Conselheiros Tutelares.

A abertura do curso foi realizada pela Promotora de Justiça Doutora Tatiana Rodrigues Borges Agostini. Na sequência, a Assistente Social e professora do Curso de Serviço Social da Uniplac, Coordenadora do evento deu continuidade aos trabalhos em parceria com a palestrante Erli Camargo. O Curso possui uma carga horária total de 32 horas.

As atividades serão realizadas na Universidade mensalmente no período diurno através de palestras, oficinas e rodas de conversas, dentre outras atividades.  O curso dará continuidade em fevereiro de 2016 com as seguintes temáticas:  Contextualizar o Regimento Interno do Conselho Tutelar; Refletir sobre a Ética e Conselho Tutelar; Refletir sobre a atuação do trabalho em redes; Problematizar o processo de intervenção junto as famílias na contemporaneidade; Compreender a diversidade cultural, sexual e étnicas religiosas da criança e do adolescente e Interdisciplinariedade da prática do Conselheiro Tutelar, num total de oito encontros.

Segundo a professora Susana, “os Conselheiros Tutelares são desafiados em seu cotidiano de trabalho em zelar pelos princípios estabelecidos no ECA visando a proteção integral das crianças e adolescentes,  sendo necessário um estudo permanente deste marco legal devido a complexidade das leis e sua efetivação em favor do público atendido”.

O Curso de Capacitação desenvolvido pelo Ministério Público de Lages e o curso de Serviço Social, conta com a parceria do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF/MPSC e os Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente CMDCA dos municípios da comarca de Lages.