Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Uniplac participa de Encontro nacional em Florianópolis

Entre os dias 28 e 30 de Outubro foi realizado na cidade de Florianopólis o 5º Encontro Nacional de Residências em Saúde-VENRS.

No encontro, que ocorre anualmente, residentes, preceptores, tutores, coordenadores e gestores estão no mesmo ambiente com a finalidade de construir e consolidar o diálogo, as discussões e reivindicações para avanços nos Programas de Residência em Saúde e para o SUS que se almeja.

De acordo com participantes da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Uniplac, o evento garantiu o grande privilégio de ouvir pessoas inspiradoras e instigadoras de novas lutas como Marco Aurélio da Ros, Maria Guadalupi Medina, Magda Scherder, Thaís Titon de Souza, Ana Luiza Queiroz Vilasboas, Márcio Belloc, Károl Veiga Cabral, Daniela Dallegrave, Mathias roberto Loch, Janaína Deitos, Thiago Cheren, Tânia Regina Kruges e Ricardo Ceccim.

Nestes três dias ocorreram momentos importantes como a reunião do Forúm dos Residentes, Preceptores, Coordenadores e Tutores. As participantes puderam ainda discutir as principais pautas de reinvindicações das residências em saúde, percebendo que muitas delas precisam de luta e protagonismo para que um SUS único, igualitário, equânime, integral e de qualidade seja possível e torne-se realidade.

Os residentes decidiram reforçar os fóruns estaduais para que no próximo encontro suas pautas estejam fortalecidas. O próximo Encontro Nacional de Residências em Saúde ocorrerá possivelmente no 1º semestre de 2016, na cidade de Curitiba ou no Rio de Janeiro como segunda opção, no 2º semestre do ano. Na plenária final a cidade de Curitiba recebeu 77 votos, Rio de Janeiro 28 votos e São Paulo 27 votos.

No VENRS estavam presentes e representando a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade-RMSFC (UNIPLAC-Lages) a Psicóloga Andrisa Melo, Enfermeira Elenice Perin e Assistente Social Graziane Ferreira, e para o próximo ano as participantes convidam todos os futuros colegas R2 e R1 desta RMSFC para participar juntamente com preceptores, tutores, coordenação e gestores, fortes aliados nas lutas por um SUS único e melhor.