Projeto de escola serrana é finalista do Prêmio RBS de Educação

Um grupo de cinco meninas da E.M.E.B. Suzana Albino França, localizada no bairro Jardim Panorâmico em Lages, teve seu projeto selecionado como um dos finalistas da 3ª edição do Prêmio RBS de Educação, promovido pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. A escolha do projeto campeão ocorre por meio de júri popular, em votação online que será aberta a partir da próxima sexta-feira, 06 de novembro.

O projeto intitulado “Ideias Inovadoras: uma rede de leitores” pretende estimular a criação dos hábitos de leitura na comunidade escolar, a partir da execução de diversas estratégias e com o uso das redes sociais para ancorarem o processo de divulgação das ações, criando uma verdadeira rede de leitores.

O grupo é formado pelas jovens Karoline, Luana, Tainara, Gabriele e liderado por Jacqueline Ferraz Alves, que é a jovem protagonista que deve receber os votos do público. “Nosso objetivo principal é construir uma cidade de leitores, pois as ações começarão em nossa escola, que servirá como piloto, e devem ser expandidas para outras escolas da região ”, conta Jacqueline.

O planejamento das ações é orientado pelo professor de Língua Portuguesa Carlos Eduardo Canani, professor da Uniplac que destaca a relevância do projeto. “Acredito que com a execução das ações podemos transformar nossa realidade. Todos sabem que a leitura é fundamental no processo de ensino e aprendizagem de nossos estudantes e a formação de alunos-leitores pode fazer com que eles tenham seus conhecimentos estimulados em todas as áreas do saber, além de desenvolverem o raciocínio, a imaginação, a escrita e posturas mais críticas na sociedade”, destaca.

Caso seja vencedor, o projeto receberá 12 mil reais para a execução de suas ações, que preveem a revitalização da biblioteca escolar, a criação de grupos de contação de histórias, paradas e pedágios da leitura, concurso de declamação de poesias, o compartilhamento de trechos de livros em locais públicos, além de muitas outras atividades.

A seleção do prêmio contou com cerca de mil projetos de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A disputa do projeto lageano é contra uma escola de Criciúma.

Evento: 3º Prêmio RBS de Educação – Categoria Jovens Protagonistas

Período de votação: 06 a 28 de novembro

Site: www.premiorbsdeeducacao.com.br

Como votar: Basta acessar a categoria Jovens Protagonistas, assistir ao vídeo de Jacqueline Ferraz Alves