Curso de Arquitetura e Urbanismo realizou primeira Semana Acadêmica

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniplac, buscando oportunizar a soma de conhecimentos para os estudantes através do contato com vivências dentro e fora do ambiente acadêmico, realizou entre os dias 27 e 29 de outubro sua primeira Semana Acadêmica.

Na ocasião, integraram-se estudantes, professores, a instituição, colaboradores e profissionais convidados, numa interessante discussão acerca das possibilidades de atuação no campo profissional e da diversidade de ideias no âmbito da arquitetura e do urbanismo. A programação, em paralelo com as aulas, contou com palestras, oficinas, visita a obra e um desafio de projeto expresso, que premiou três equipes compostas por acadêmicos de 2º e 4º semestres.

A professora Gabriela Pereira (Udesc) palestrou primeiramente, em data deslocada na semana anterior, com o tema “Habitação para melhores cidades”. Na tarde de terça-feira (27) o Arquiteto Wilson Sbardelotto (Udesc) trabalhou programas e recorte a laser no CCET, simulando modelos por geração algorítmica em prototipagem rápida; na terça à noite foi a vez do IAB SC – Núcleo Lages, através do seu presidente, Arquiteto Malek Ráu Dabbous, expor questões pertinentes à representação a participação na profissão com as palestras “O Arquiteto, o IAB e o CAU” (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) e “Pensar e fazer arquitetura na nossa cidade”. Na quarta-feira o dia foi dedicado ao desafio de projeto expresso “Abrigo temporário para moradores em situação de rua”, proposto pelo convidado Arquiteto Lurian Furtado Anselmo. As equipes trabalharam em sistema de atelier, acompanhadas por professores do curso, e o resultado foi divulgado na quinta-feira durante um coffee-break antes do encerramento.

Uma visita à obra do Parque Órion foi realizada na quinta à tarde e à noite o Arquiteto e Urbanista Christian Krambeck, professor da FURB de Blumenau, instigou o grupo com a palestra “Pensando em rede”, na qual mesclou vivências próprias, experiência profissional e institucional e amostra de projetos, fechando a Semana com a mensagem da participação, da conexão, da reflexão sobre o futuro.

Para 2016, o Centro Acadêmico e a coordenação do curso visam promover uma Semana com maior volume de atividades, multiplicando o potencial já constatado nesta primeira experiência, com atelier vertical, “charrete” (maratona de projeto), intervenções no campus e reflexões e proposições sobre a cidade, além de parcerias e colaborações com outras entidades e instituições de ensino.