Estudantes de Administração montam negócios no campus em atividade de disciplinas

O campus da Uniplac está novamente contando com diversos empreendimentos dos próprios acadêmicos, trabalho das disciplinas de Plano de Negócios e Jogos Empresarias, dos professores Kaio Henrique Coelho do Amarante e Carlos Eduardo de Liz.

O objetivo do trabalho é alinhar as atividades de planejamento empresarial (plano de negócios) com as simulações das situações comumente encontradas no mundo dos negócios (jogos empresariais).

De acordo com os professores responsáveis, a atividade possibilita que os acadêmicos planejem, executem, avaliem e corrijam suas atividades comerciais durante o semestre, apresentando relatórios de projeção (planejamento) e relatórios com os resultados alcançados (realizado). Para isso contam com estruturas físicas que possibilitam concretizar seus empreendimentos, sendo que as vendas ficam restritas à comunidade acadêmica. Neste semestre foram concebidos quatro empreendimentos.

Esta é a quinta edição do projeto, sendo a primeira com sedes comerciais e administrativas fixas, cedidas pela MidiLages. O projeto iniciou no segundo semestre de 2013 e as quatro primeiras edições alcançaram juntas um faturamento bruto de R$99.000,00.

Neste semestre, apenas o curso de Administração está participando, já que a 9ª fase de Engenharia de Produção não está sendo ofertada. No entanto, usualmente os dois cursos realizam as atividades paralelamente.

Ao final dos trabalhos, cada equipe recupera o valor destinado a impostos e destinam à Universidade duas cestas básicas a título de aluguel, que por sua vez são doadas a instituições de caridade da região.