Evento na praça João Costa encerra o Outubro Rosa na Serra Catarinense

A conscientização da prevenção do câncer de mama, finalizou o Outubro Rosa na Serra, em um evento realizado no sábado (24), na praça João Costa, no centro de Lages.

Organizado em parceria da RBS, do Sesc e da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), o evento abordou as pessoas que passavam pela praça, em especial mulheres, para discutir e explanar sobre saúde e a importância de ações de prevenção ao câncer de mama. Segundo a técnica em enfermagem, Andrea Hessa, é importante para a população feminina estar consciente de que vários fatores podem influenciar no aparecimento de câncer, “5% dos canceres são hereditários e 95% são de fatores externos”. A técnica acredita que a má alimentação e uma vida levada de forma não saudável são fatores que podem influenciar numa possível aparição de câncer.

Para a técnica de recreação e ação comunitária do Sesc, Janaina Rasmussen, a abordagem cara-a-cara com a população faz a diferença, “o contato direto faz com que as pessoas se sintam na obrigação de parar e dar um pouquinho de atenção”. Ainda segundo Janaina, o receio de discutir sobre a saúde ocorre mesmo entre as mulheres. “Ainda há o receio, a vergonha quanto a saúde da mulher”.

Os alunos do curso de Jornalismo aproveitaram o evento e fizeram a divulgação do primeiro jornal acadêmico da história de Lages, produzido pelos estudantes da Uniplac. O exemplar foi distribuído para os cidadãos que estavam presentes na praça, durante o evento.

No mês de novembro ocorre a conscientização da prevenção do câncer de próstata, que deve contar com eventos similares.