Integrantes do Comitê de Ética em Pesquisa participam de evento em Palhoça

Membros do Comitê de Ética em Pesquisa da Uniplac (CEP/Uniplac) participaram a convite da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), no dia 21 de setembro de 2015 da Capacitação para os Comitês de Ética em Pesquisa do Estado de Santa Catarina, realizado nas dependências da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) em Palhoça.

Na mesa de abertura foi apresentado o Balanço das Atividades, Atualidades e Desafios do Sistema CEP/Conep, pela Dra. Gabriela Marodin (Coordenadora adjunta do CONEP) e após, Preceitos Éticos Fundamentais em Pesquisas com Seres Humanos, pela Dra. Maria Cristina Paganini.

Na parte da tarde, foi objeto de análise o tema Biobancos e Biorrepositórios, pela Dra. Maria Cristina Paganini e em seguida, reflexões sobre o Termo de Consentimento/ Assentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Assessores do Conep abordaram questões de Fluxo de Tramitação, Checagem, Atribuições do CEP e da Conep, e outros aspectos.

Segundo depoimento da funcionária administrativa Sintia Durigon Zampieri e das professoras Ms. Tatiane Muniz Barbosa, Dra. Vanice dos Santos e Dra. Maria Selma Grosch, tais conhecimentos contribuirão para o fortalecimento das ações do Cep/Uniplac .