Participantes do Proesde realizam saída a campo

No último sábado (29) a turma do Proesde – Desenvolvimento Regional de 2015 iniciou suas atividades de campo.

Os bolsistas realizaram uma visita a um empreendimento econômico solidário, o Arte Final, localizado no bairro São Miguel, em Lages. Eles foram acolhidos pelos trabalhadores cuja empresa se orienta pelos princípios da economia solidária: autogestão, participação equitativa do resultado do trabalho, trabalho e capital combinado.

Trata-se de uma empresa recuperada, ou seja, os trabalhadores eram empregados de uma empresa que veio a processo de falência. Em troca de acertos trabalhistas não efetivas, assumiram a empresa há oito anos. A iniciativa aponta para um modelo de desenvolvimento que aposta na capacidade dos trabalhadores de dirigir o empreendimento e nas forças dos agentes internos.

Acompanharam a visita a coordenação do curso e os professores que orientam os estudantes.