Mestrado em Educação da Uniplac prepara evento para comemoração de 10 anos de história

No primeiro dia de setembro será comemorado, na Uniplac, o aniversário de uma década do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ou Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense.

Na ocasião, serão apresentados depoimentos de docentes e ex-alunos que atuaram ou se titularam ao longo destes dez anos: professores, doutores, egressos e representantes dos egressos que atuam em diversas instituições na região. Música e exposição de livros produzidos pela comunidade científica local encerram o evento.

O Mestrado em Educação da Uniplac foi implementado em 2005 sob a autorização do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, com o ingresso da primeira turma que possuía 15 alunos.

Ele foi o primeiro curso em nível stricto sensu da Uniplac, que à época já contava com meio século de ensino superior na região. Com uma década de Mestrado em Educação, e um segundo mestrado em funcionamento desde 2013 (Ambiente e Saúde) mais de 150 mestres foram titulados.

Desde 2009, conta com bolsas concedidas pela Prefeitura Municipal de Lages para seus docentes concursados que obtém, também, liberação integral da carga horária para a realização do curso. Sendo o único mestrado no raio de 170km, este é procurado por profissionais de várias áreas que atuam ou desejam atuar na educação superior.

Nos dez anos de funcionamento, o Mestrado vem contribuindo para o processo de verticalização da Uniplac, com progressivo incremento na pesquisa e difusão de práticas investigativas entre docentes e discentes da graduação da universidade, com forte ação de extensão junto a populações marginalizadas e parcerias com outras instituições formadoras regionais.

Cabe acrescentar que o PPGE pratica o princípio de pertinência social, que associa ao conceito de excelência acadêmica um sentido regional e de promoção do bem comum, constituindo-se em dimensão ética relevante.

As atividades acontecem 01 de setembro (terça-feira), das 8h30 às 17h30, no auditório do CCJ.

" data-media="https://data.uniplaclages.edu.br/noticias/5303.jpg'>