Atualização em Centro de Material e Esterilização é realizada com profissionais da Uniplac

Nos dias 27 e 28 de julho foi realizada a Atualização em Centro de Material e Esterilização – CME direcionada às profissionais da CME Uniplac.

No dia 27, a Enfermeira Angelina da Empresa Cirúrgica Santa Cruz (3M) abordou a Monitorização do Processo de Esterilização, especificando os tipos de testes e embalagens. A mesma reforçou a responsabilidade dos profissionais de saúde em “aumentar a segurança e melhorar a qualidade de vida dos usuários dos serviços de saúde”.

No dia 28 a Enfermeira e Mestre em Ambiente e Saúde Anna Paulo Scoz Antunes abordou o tema Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – IRAS, esclarecendo diferenças entre infecção e colonização de bactérias e trazendo dados atuais sobre as infecções, alertando quanto aos cuidados/medidas que precisam ser tomados nos serviços de saúde. Também trabalhou com as participantes a elaboração de Procedimento Operacional Padrão – POP.

Ambas abordaram questões de Biossegurança e Uso correto de EPIs, atendendo as normativas da RDC Nº 15/2012 da ANVISA e NR Nº 32 do Ministério do Trabalho.