Latiens/Uniplac prepara diagnóstico para Semasa

Na tarde desta quarta-feira (15) foi organizado um encontro referente ao Diagnóstico Hidroenergético concebido pela Eletrobrás/Procel e executado pela rede Lenhs (Rede de Laboratórios de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento), no qual o laboratório Latiens, da Uniplac é integrado.

O diagnóstico indicará para a Semasa as medidas economicamente viáveis visando a conservação de energia, a eficiência energética e a redução do desperdício de energia elétrica e água identificadas e consubstanciadas no mesmo, aprovado pela Eletrobrás/Procel.

Serão gerados cinco produtos até o final do Diagnóstico, os quais são:

1. Medições dos parâmetros hidráulicos e elétricos;

2. Tratamento dos dados das medições dos parâmetros hidráulicos e elétricos;

3. Elaboração do laudo técnico das medições;

4. Proposição de medidas de eficiência energética para os sistemas analisados juntamente com a equipe Latiens/Lenhs das universidades envolvidas (Uniplac, UFRGS e UFMS);

5. Cursos com a temática “Diagnóstico Hidroenergético em Sistemas de Abastecimento de Água”.

Para a visita inicial (visita prévia) estarão presentes Airton Sampaio Gomes, Consultor da Eletrobrás; professor Doutor Peter Cheung, coordenador do Lenhs da UFMS e coordenador da rede Lehns; professor Doutor Marcelo Giulian Marques, coordenador do Lenhs da UFRGS e professor Mestre Juliano Leite, coordenador do Latiens/Lenhs da Uniplac.

Também acompanharão as atividades a equipe bolsistas da rede Lenhs da UFRGS e empresas parceiras do Latiens/Uniplac.