Desaparecimento de livros preocupa comunidade acadêmica

Infelizmente, o número de livros que saem da Biblioteca da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e não retornam, seja por esquecimento, não renovação do empréstimo, ou por conta de algumas pessoas que simplesmente os levam às escondidas, é grande. E isso está preocupando a comunidade acadêmica. Há poucos dias a Universidade fez a maior aquisição de livros dos últimos três anos, e antes mesmo do primeiro empréstimo da obra “Tratado de fisiologia médica” (uma das mais utilizadas pelos estudantes da área da saúde) acontecer, ele sumiu da prateleira. Indignada com o acontecimento, a gerente da Biblioteca, Andréa Costa, diz que esta é uma prática inadmissível em um ambiente de ensino onde se lida com um público adulto. “É até um absurdo termos de comunicar que isso está acontecendo dentro da nossa instituição, mas já estamos tomando providências”. A partir desta semana, está expressamente proibida a entrada com bolsas. Elas devem ser deixadas no armário localizado na entrada da Biblioteca. Além disso, a Fundação Uniplac deve fazer um levantamento de preços de sistema de alarme para o local e o estudo da viabilidade de mudança na estrutura física do ambiente. Junto a isso, Andréa alerta para a conscientização. “Segurança é preciso, mas educação e conscientização de que esse é um patrimônio de todos é fundamental e deve ser praticado por alunos, professores e funcionários”. Da mesma forma, o Centro Acadêmico do curso de Medicina manifesta sua aversão à prática. “É revoltante saber que temos colegas que não zelam pelo patrimônio coletivo. Os livros são nossos, todos saímos perdendo”.