Estudantes do curso de Engenharia de Produção apresentam projetos de produtos

Durante a última semana letiva do primeiro semestre de 2015 os alunos do 7º semestre de Engenharia de Produção apresentaram projetos de produtos desenvolvidos durante as aulas da disciplina de Engenharia de Projetos e Desenvolvimento de Produtos, ministrada pelo professor Giovani Letti.

Pôsteres com os conceitos e o funcionamento dos produtos assim como protótipos de testes foram mostrados durante a apresentação. Alguns dos protótipos dos produtos foram desenvolvidos no Laboratório de Prototipagem Rápida Pronto 3D da Uniplac, com a impressão 3D e corte a laser.

Ao todo, seis projetos inovadores e com um grande potencial de venda e agregação de valor por sua utilidade no mercado foram desenvolvidos: Fun Tênis Casual – Um calçado com diversas cores e com abertura diferenciada; Caixa Eletrônico para pessoas na melhor idade, com a adaptação de símbolos simplificados e cores para acesso as serviços; Suporte de Celular em bicicletas, com a possibilidade de deixar às mãos do usuário os seus principais aplicativos durante o exercício ou locomoção com o meio; Pneu Shock Absorver – Pneu que não fura, podendo ser utilizado em qualquer superfície e possui alta resistência e durabilidade; Leaf – Geração de Energia limpa, com a facilidade de ser portátil e carregar vários aparelhos simultaneamente; e, o projeto 2 find – Sistema de auxilio ao deslocamento de deficientes visuais, que usa da tecnologia Bluetooth para a transmissão de sinais a um aparelho auditivo e sensorial utilizado pelo deficiente visual.

Os projetos foram desenvolvidos segundo metodologias de desenvolvimento de produtos utilizadas em empresas de ponta. Eles serão apresentados também na Mostra Científica 2015, que acontece na última semana de setembro.