Seminário de Capacitação Docente teve início na noite de ontem (6)

Foi realizada na noite de ontem a abertura do XXV Seminário de Capacitação Docente da Uniplac.

Este ano a capacitação tem com o tema “A Universidade intervindo na realidade”, com o objetivo de abordar temas que demonstram que o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação tecnológica intrínseca do meio acadêmico são capazes de modificar o ambiente.

A abertura contou com uma mesa redonda que abordou a Inclusão na Universidade, mediada pela Presidente da Comissão Institucional de Acessibilidade – CIA, Vanir Peixer Lorenzini e composta por professores, técnicos administrativos e egressos da Uniplac. Antes das solenidades, um acadêmico do curso de Licenciatura em Música iniciou as atividades com uma apresentação.

Num segundo momento, foi apresentado o PAAP – Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico ofertado pelo Proape, que visa o acompanhamento do desempenho do aluno, a identificação de obstáculos para o aprendizado e a busca de soluções que permitam um melhor aproveitamento do processo de aprendizagem, tendo como consequência uma melhor formação, assim como dar acompanhamento educacional especializado às pessoas com deficiência.

Na oportunidade, foi entregue aos docentes o Manual de Orientações “Conhecer e Conviver: A inclusão na Uniplac”, com a finalidade de contribuir para que os professores (re) conheçam os recursos e estratégias que devem ser utilizados em cada especificidade, garantindo um processo de inclusão efetivo e uma formação de qualidade.