Em parceria com o CAV, Projeto Amigo do Carroceiro beneficia lageanos

Objetivo do projeto é  realizar ações de promoção de saúde e prevenção de doenças aos indivíduos carroceiros do município de Lages

O Projeto Amigo do Carroceiro foi implantado em 2002 sendo desenvolvido no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), convertido no início do ano de 2009 em Programa de Extensão Amigo do Carroceiro, contando com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Lages, com a parceria da Unimed, apoio do Curso de Medicina e Odontologia da Uniplac e de empresas privadas.

Ele possui três ações vinculadas: Projeto Medicina Equina, Projeto Medicina Preventiva e Odontologia. Desde 2012 o projeto Medicina Preventiva realiza atendimentos dos carroceiros e seus familiares sendo estes realizados às sextas-feiras no período vespertino, a cada 14 dias, no CAV.

As consultas são realizadas por acadêmicos do curso de medicina da Uniplac, que estão entre o 3o e 6o ano do curso e pelos alunos do curso de odontologia. As consultas médicas tem uma duração de 30 minutos, sendo acompanhadas e supervisionadas por um profissional médico, professor do curso. Nestas consultas são aferidos parâmetros como pressão arterial, temperatura e peso, os quais são armazenados em fichas para comparação de futuras avaliações. Na mesma ficha são realizados registros de histórico familiar rastreando possibilidades do desenvolvimento de doenças para orientações de cuidados gerais em saúde.

Diante a detecção de algum problema onde não seja possível a resolução através da atenção primária, o mesmo é submetido a tratamento e encaminhado para atendimento direto no Sistema Único de Saúde do bairro onde mora, com atendimento pré-agendado pelo médico responsável pela ação. O retorno do paciente acontece por volta da 6a  semana para acompanhamento rotineiro.

Os alunos do curso de Odontologia participam no projeto através de atividades de educação, prevenção e manutenção da saúde bucal proporcionando uma melhora na qualidade de vida destes indivíduos. Os atendimentos ocorrem em conjunto  às atividades do curso de Medicina, sendo os carroceiros e seus familiares submetidos à avaliação odontológica em um espaço próprio para este fim, situado nas instalações do Centro Agroveterinário. Além do diagnóstico de doenças bucais, são realizadas  atividades de escovação supervisionada e ações educativas em saúde bucal durante as ações sociais previstas no calendário.

Através da mobilização da comunidade acadêmica constantemente são organizadas e realizadas ações como a Campanha do Agasalho, bem como eventos culturais para a  arrecadação de brinquedos e alimentos a serem doados às famílias dos carroceiros, além de atividades com as crianças como recreações, com o objetivo de despertar noções de higiene e educação.