PPGAS/Uniplac faz entrega de relatório de pesquisa ao Núcleo da Mulher Empreendedora da Acil

Esforços no sentido de compreender a lógica determinante do modelo de desenvolvimento socioeconômico do município de Lages foram empreendidos ao longo do tempo. Embora isto, o interesse em produzir conhecimento que possa contribuir à identificação de sua identidade, reposicionamento estratégico e direcionado às novas possibilidades de reorganização e desenvolvimento permanece na agenda de muitas instituições sediadas em Lages.

Com este interesse e em resposta à demanda do Núcleo da Mulher Empreendedora da Acil, a pesquisa “Fatores que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de Lages, Santa Catarina” foi realizada por uma pesquisadora do Mestrado em Ambiente e Saúde, professora Lilia Oliveira, por uma mestranda-bolsista deste mesmo programa, Karolyne Magno e pelo bolsista Pibic/CNPq, estudante de Medicina, Henrique Boell.

Em linhas gerais, o estudo objetivou analisar os fatores que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de Lages. Participaram da pesquisa 1042 pessoas que em alguma medida representaram os segmentos (a) associação de moradores, (b) sindicatos patronais e laborais, (c) grupos religiosos, (d) Conselhos Municipais, (e) associações profissionais, (f) Conselhos de Classe, (g) Secretarias Municipais, (h) Instituições de Ensino Superior e (i) empresas/empresários.

O projeto obteve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc, e como instituições Intervenientes do Projeto de Pesquisa a Acil e a Agência de Desenvolvimento da Serra Catarinense – Ageserra.

Finalizando a primeira etapa do projeto (pesquisa quantitativa), durante reunião-almoço do Núcleo da Mulher Empreendedora, a professora Lilia fez a entrega oficial do relatório da pesquisa àquele colegiado.

Outras etapas do projeto (realização de grupos focais) seguem nos próximos meses, culminando, ao final do ano, com o lançamento de um livro organizado pelo Núcleo com relatos da pesquisa e de experiências vivenciadas pelos diversos segmentos de nossa sociedade.