Professora do curso de Música lança livro sobre atuação na educação básica

Foi lançado na última terça-feira (30)  o livro “Egressos Licenciados em Música: Inserção e Atuação na Educação Básica”, da professora do curso de Licenciatura em Música e coordenadora do Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico – Paap da Uniplac, Aline Dallazem.

Trata-se do resultado de uma pesquisa realizada durante o Mestrado em Educação da professora na universidade. “Investiguei a trajetória profissional dos egressos do curso de Licenciatura em Música, buscando identificar quais haviam se inserido no espaço escolar como docentes, sendo que o curso se destina a este fim, e quais teriam escolhido outras áreas para atuar”, explica.

O lançamento do livro, que contou com a presença de educadores, alunos e egressos do curso de Licenciatura em Música foi parte do Congresso de Integração das Licenciaturas da Uniplac – COI, já que a pesquisa que originou a obra foi realizada dentro de um dos cursos de formação de professores.

“O mais importante nesta publicação é contribuir com a reflexão e discussão para a área de educação musical, uma área que tem muitos caminhos a percorrer na luta pelo seu espaço e valorização. Na obra destacamos que iniciativas tem ocorrido neste sentido nas escolas de educação básica de Lages, e identificamos os principais desafios enfrentados pelos profissionais da área neste contexto”, destaca a professora.

Os resultados, de acordo com Aline são muito significativos. “Por entender que esta é uma área que precisa ainda de muita reflexão/discussão é que me propus a publicar a obra, como forma de disseminar o resultado do trabalho, buscando contribuir na luta pela valorização da educação musical nas escolas de educação básica” finaliza.

Sobre o curso de Música

O curso de Licenciatura em Música está em funcionamento na Uniplac desde 2002 e forma profissionais capacitados para a atuação frente ao ensino formal e não formal da Música.  Na sua estrutura curricular, o curso oferece disciplinas de prática instrumental, como Violão, Teclado, Flauta e Percussão, além de Teoria Musical, Técnica Vocal, Regência, Arranjo, entre outras. São quatro anos de curso.

Ainda durante a Licenciatura, os estudantes tem a oportunidade de atuar com o objeto de sua formação. O curso também busca colocar o aluno em contato com o conhecimento científico e as mais recentes pesquisas na área da Música, permitindo-lhe o pensamento reflexivo e crítico. A formação visa desenvolver no aluno sua sensibilidade artística e estética, abrangendo as dimensões pedagógicas, artísticas, culturais, tecnológicas, sociais e científicas no campo da Música.

Mais informações: musica@uniplaclages.edu.br / (49) 3251 1022