Senador fala das Comunitárias em visita à Uniplac

O Senador Beline Meurer, que já lecionou na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e em outras instituições em Santa Catarina, especialmente nas do Sistema Acafe, conhece muito bem a realidade das intuições comunitárias. E este foi o assunto discutido durante sua visita à Universidade na tarde desta sexta-feira (3). Defensor das comunitárias, Beline falou da aprovação do projeto de lei que dispõe sobre a definição, qualificação, prerrogativas e finalidades das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices), qual foi defendida em audiência pública na última quarta-feira, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte. “A Uniplac não visa lucro, não tem dono, e todo recurso é investida nela própria, assim são as comunitárias”, define dizendo que a sociedade apóia essas instituições. Demonstrando preocupação com a questão, explicou que a proposta do debate em nível nacional é esclarecer como essas instituições estão fortemente ligadas ao desenvolvimento das regiões. “Quem em Lages conhece mais a Serra do que a Uniplac com estudos aprofundados na pesquisa e extensão?”, questionou para exemplicar. Anulação de algumas dívidas, destinação de recursos e taxas de cobranças de impostos para as instituições comunitárias de todo país são alguns dos assuntos que o senador pretende levar ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, na próxima reunião. Representantes da Uniplac fazem solicitações ao Senador Aproveitando a oportunidade, a diretora administrativa da Fundação Uniplac, Elusa Camargo, levantou uma questão que traz inquietação as Universidades da Acafe, que é a perda considerável do número de mestres e doutores do quadro funcional das instituições por conta dos concursos públicos. “Só nos últimos meses perdemos 15 docentes, sendo 10 doutores e cinco mestres”, lembra Elusa. Ela ainda ressaltou que a maioria desses profissionais foram qualificados com a ajuda da Instituição e sugeriu ao Senador que o Ministério da Educação crie programas especiais para formação desses professores. Já a professora Ana Rigo lembrou sobre a situação dos cursos de licenciatura com a abertura das graduações oferecidas a distancia. “As pessoas estão pensando mais é na facilidade do pagamento das mensalidades do que na qualidade do ensino”, salientou levantando a preocupação com a educação de uma forma geral. Segundo Meurer, todos as solicitados terão o devido encaminhamento.