LATIENS Uniplac desenvolverá diagnóstico para apontamento de soluções em redução de energia à SEMASA

Inaugurado em 2011, laboratório é o 7º do gênero no Brasil, sendo os outros seis em Universidades Federais

Em projeto custeado pela Eletrobrás o Laboratório de Tecnologia e Inovação em Hidroeficiência Energética em Saneamento – LATIENS Uniplac desempenhará o trabalho do que é chamado de diagnóstico de eficiência hidroenergética, desenvolvido por toda rede LENHS e que visa a melhoria de eficiência na parte elétrica, com redução de demanda de custo de energia e diminuição das taxas de perda de água (desperdício) junto à Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) em Lages.

Os recursos da Eletrobrás estão sendo destinados para viabilizar estudos e diagnósticos de percalços em diferentes companhias que operam sistemas de fornecimento de água potável no país. Lages foi o único município do Sul do Brasil a ser contemplado.

Por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), após realização do trabalho do LATIENS, e com a realização das melhorias e adequações que serão sugeridas a partir do diagnóstico, a Semana poderá contar com desenvolvimento de ações integrantes do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), recebendo o selo de eficiência hidroenergética.

O LATIENS Uniplac integra a Rede LEHNS com mais seis outras universidades do país, atuará em parceria com a URGS no desenvolvimento do diagnóstico em Lages, que contará com cinco etapas, e cerca de quatro meses para efetivação. Capacitações aos profissionais envolvidos fazem parte do diagnóstico.