Professora do Mestrado em Ambiente e Saúde realiza visita técnica internacional

A professora Lilia Casagrande de Oliveira, docente do PPGAS e Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação esteve recentemente em visita à Universidades de Portugal e da Espanha. Em Portugal conheceu os programas de Mestrado e Doutorado das Universidades de Lisboa, criada em 1911, da Universidade de Coimbra, criada no ano de 1290, portanto, com uma história de 725 anos e da Universidade de Évora, fundada em 1559, ou seja, 456 anos de história.

Na Espanha conheceu as propostas de Mestrados e Doutorados das Universidades de Valência, com 416 anos de história, pois foi fundada em 1499, e de Gerona que remonta ao ano de 1446, ou seja, com 569 anos de existência.

Além das visitas técnicas, na Universidade de Lisboa teve a oportunidade de assistir uma aula do professor Luis Curral, investigador do Grupo de Comportamento e Desenvolvimento Organizacional do Centro de Investigação em Psicologia. E em Valência, participou de uma aula ministrada pelo professor José Maria Peiró, Catedrático de Psicologia Social e investigador do Instituto Valenciano de Investigação Económica.

Além da excelência em termos de investimentos que recebem, instalações (em Coimbra, o prédio da Universidade é um Palácio Real), incentivo à pesquisa e à produção, resta evidente que o histórico destas universidades as coloca em destaque no cenário mundial, sendo referência para muitos programas de Mestrado ou Doutorado.

A professora Lilia reflete a importância dos processos de internacionalização da Uniplac e de mobilidade de acadêmicos e professores, de modo a se poder acessar o conhecimento produzido em vários países, bem como internacionalizar o que aqui produzimos.

Ela volta para a Uniplac incentivando a produção do conhecimento e sua publicação em parcerias, pois a comunidade científica internacional não valoriza tanto a produção individual, quanto tem valorizado a produção conjunta, interdisciplinar e interinstitucional. Reforça a ideia de que nossa universidade precisa priorizar o estabelecimento de novos convênios e parcerias entre instituições, grupos de pesquisa e de pesquisadores, de modo a se promover a aproximação entre interesses comuns.