Pesquisadoras e pesquisadores da Uniplac participam de momento sobre discussões de gênero na UFSC

Na última quarta-feira (10) foi realizada na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC a palestra “As políticas educacionais no Brasil e os desafios para lidar com as questões de gênero, raciais e diversidade sexual”, com a doutora Sandra Gouretti Unbehaum (Fundação Carlos Chagas), no auditório Henrique Fontes, CCE.

A equipe de Lages participou da roda de conversa, também com a professora Sandra, sobre “os desafios de pesquisar sobre questões de gênero, raciais e diversidade sexual nas universidades”, realizada na mesma quarta-feira. O momento teve como público pesquisadores/as do Grupo de Identidade de Gênero e Subjetividades (Nigs-UFSC) e pesquisadores/as do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (Gecal-Uniplac).

Ao todo onze pesquisadores/as da Uniplac, graduandas/os e estudantes do Mestrado em Educação, participaram destes dois eventos, com o apoio do projeto de pesquisa “Antropologia, Gênero e Educação no Estado de Santa Catarina”, financiado pela Fapesc/CNPq.

Sandra Gouretti Unbehaum possui graduação em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina (1991), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Educação: Currículo (2014) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É pesquisadora da Fundação Carlos Chagas desde 1995, e onde coordena, desde 2009, o Depto. de Pesquisas Educacionais - DPE. Integrou entre 1998 e 2010 a ONG ECOS - Comunicação em Sexualidade. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em questões de Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, direitos humanos, diversidade sexual. Integra o Grupo de Pesquisa EdGES - Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual, da FE/USP e co-lidera, com Arlene Ricoldi, o Grupo de Pesquisa Gênero, Raça/Etnia e Direitos Humanos da FCC.