"O Emaj transformou a sociedade carente de Lages”

Em entrevista, a professora responsável pelo Escritório Modelo da Uniplac relata a trajetória do mesmo, suas funções e seus desafios diários

O Emaj – Escritório Modelo de Assistência Jurídica da Uniplac foi instalado no dia 11 de agosto de 1988, e iniciou suas atividades no dia 16 de agosto do mesmo ano na rua Caetano Vieira da Costa, no centro de Lages. Seu espaço físico contava com apenas quatro salas. “Com a inauguração do novo espaço físico, em 2003, contamos agora com 17 salas de atendimentos para os acadêmicos, todas informatizadas e cinco professores – advogados  e orientadores”, relata a professora Sirlane de Fátima Melo.

Mestre e doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Sirlane é responsável pelo Escritório Modelo e professora orientadora do mesmo. Com três décadas com experiência na advocacia, a professora está no Emaj desde a primeira turma de Direito, tendo 27 anos de docência. “Neste ano de 2015, no dia 06 de agosto completo 30 anos de advocacia. Uma honra e muito orgulho” destaca.

A primeira função do Emaj é pedagógica, pois nele são desenvolvidas as disciplinas de Estágio II (8ª fase do curso de Direito), Estágio III (9ª fase) e Estágio IV (10ª fase). Trata-se de um espaço pedagógico, servindo de campo de estágio obrigatório e supervisionado no curso, assim como proporciona acesso à Justiça a população hipossuficiente de Lages e região.

Os acadêmicos desenvolvem suas atividades práticas que englobam desde o primeiro atendimento com os clientes até a prestação jurisdicional efetiva. Os estagiários não só ganham experiência como aprendem muito no estágio sobre a prática profissional, ética e peticionamento assim como são inseridos na sociedade em que vivem. “Aprendem o trato com o cliente, até assistir audiências. Além do que, nos preocupamos muito com o humanismo, com a valorização da pessoa, seja cliente ou seja acadêmico”, salienta a professora.

No ano de 2014, o EMAJ atendeu 2.106 pessoas, e neste ano já foram realizadas 120 audiências. “Estamos constantemente preocupados com a qualidade da educação jurídica, assim como a atualização tecnológica e com a satisfação de nossos clientes”.

Desde 1996 é desenvolvido o projeto “Universidade vai ao Bairro”, cuja finalidade é levar às comunidades carentes de Lages e região, orientações jurídicas, através de palestras ministradas pelos estagiários sob a orientação dos professores.

Os resultados das práticas desenvolvidas no Escritório são mostrados nos índices de sucesso de aprovação dos egressos, tanto na Magistratura, Ministério Público, Exame de Ordem e funções atinentes aos graduados de Direito.

“Posso afirmar com alegria que o Emaj cumpre sua função pedagógica e presta um serviço excepcional à sociedade lageana. Ouso dizer, o Emaj transformou a sociedade carente de Lages, com o acesso efetivo à Justiça pré-processual, processual e pós-processual”, finaliza a professora, deixando o convite à comunidade para que conheçam os serviços oferecidos e venham se inscrever no curso de Direito da Uniplac. “Construí minha história na carreira jurídica e na docência, a qual me realiza profissionalmente e desejo que àqueles que se identificam com o curso venham construir as suas histórias e realizar seus sonhos”, encerra.

Esta matéria é uma contribuição dos acadêmicos Camila Paes, João Marcelino, Josiane Ribeiro e William Avila da 5ª fase de Jornalismo da Uniplac