Eleição regional do CREAjr-SC aconteceu no dia 07

No último dia 7, às 19h30 foi realizada na sede do Centro Universitário Facvest a eleição regional do programa CREAjr-SC. Além dos membros dirigentes de cada curso, estavam presentes o engenheiro ambiental e sanitarista Aldori Batista dos Anjos, diretor Regional do CREA em Lages e o engenheiro mecânico  Rodrigo Caléffi Alves Marques, o Coordenador do Programa CREAjr-SC.

O coordenador regional participa de reuniões da Comissão Acadêmica Estadual do CREAjr-SC, na sede do CREA em Florianópolis, onde são discutidas as ações a serem realizadas nas regionais, bem como objetivos e metas para o programa a nível estadual. As reuniões acontecem a cada dois meses, onde cada regional do CREA, onde o programa já está instalado, é representada por seu coordenador.

Em Lages o programa é formado por 13 cursos de engenharia das três instituições, Uniplac, Udesc e Facvest. É a maior regional do estado em número de membros dirigentes, que representam os cursos, com cerca de 40 pessoas envolvidas. Atualmente é a segunda maior regional do estado em número de acadêmicos cadastrados, contando com mais de 1100 cadastros.

O programa tem como objetivo promover a inter-relação entre o CREA-SC e os estudantes de cursos de graduação e de nível técnico, fiscalizados pelo Sistema CONFEA/CREA no Estado, através da participação em eventos como palestras, visitas técnicas, ações sociais, seminários e semanas acadêmicas. A adesão ao programa é gratuita, feita através do site do programa, bastando o acadêmico comprovar que está matriculado em algum curso, vinculado ao CREA.

Depois disso, o acadêmico passa a ter acesso aos benefícios oferecidos como Carteirinha de estudante do CREAjr-SC sem custo, acesso a CredCREA – Cooperativa de Crédito do CREA, bem como ao plano de saúde da Unimed oferecido aos profissionais do sistema CREA.

Mariélle Madruga dos Santos, acadêmica do curso de engenharia elétrica da Uniplac e coordenadora do programa desde maio/2014, foi reeleita por unanimidade para continuar no cargo. Na oportunidade foram escolhidos os suplentes da regional: 1º Suplente: Michael Douglas Xavier Silva – Engenharia elétrica Centro Universitário Facvest, 2º Suplente: Andreas Ingobert Raschke – Engenharia florestal Udesc. Os eleitos permanecem no cargo até junho/2016.

Para Mariélle Madruga, o programa CREAjr é a forma de aproximar os acadêmicos da realidade profissional, que farão parte após formados. Desta forma têm a oportunidade de conhecer o funcionamento e as legislações tanto do CREA, quanto das entidades de Classe. Além disso, podem usufruir dos benefícios que o programa oferece aos acadêmicos. “A nossa regional tem um potencial alto, só nos cursos de engenharia, temos aproximadamente 4 mil acadêmicos matriculados. Estamos programando diversas atividades para este ano aqui na regional, visando levar conhecimento a estes acadêmicos, como palestras, visitas técnicas, seminários e ações sociais. Uma das primeiras ações é a realização da Campanha do agasalho que acontece de 18 de maio a 10 de junho”, destaca.