Pesquisa de docentes e bolsistas da Uniplac relata repercussões das condições de trabalho de professores de Lages

No dia 16 de abril foi realizada a entrega formal do relatório de pesquisa realizado em atendimento à demanda da direitoria do Sindicato Municipal dos Profissionais da Educação de Lages – Simproel, com a anuência da Secretaria Municipal de Educação do Município.

A pesquisa, intitulada “PROFESSORES MUNICIPAIS DE LAGES: CONDIÇÕES DE TRABALHO E REPERCUSSÕES EM SUA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA” esteve sob a responsabilidade das professoras Lilia Aparecida Kanan, professora pesquisadora do Programa de Mestrado em Ambiente e Saúde (PPGAS/Uniplac) e da professora Vera Regina Roesler, professora pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação (PPGE/Uniplac). Contou também com a participação de Andréia Agostini, mestranda bolsista do Mestrado em Ambiente e Saúde, Francisco Ferreira Martins, mestrando bolsista do Mestrado em Educação e as graduandas Fabiulla Andrighetti e Caroline Meerholz, bolsistas do curso de Psicologia.

A pesquisa identificou que fatores psicossociais adoecem mais que as condições de trabalho destes professores. Ao todo foram 492 participantes, todos professores em atividade na Rede Municipal do Ensino de Lages.

Na manhã de hoje (4), o trabalho foi apresentado no auditório da sede do Simproel, pela professora Lilia aos representantes do Sindicato, professores da rede municipal e também a secretária de educação do município, Marimilia Casa Costa Coelho.

Esta pesquisa foi certificada e aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Uniplac. Todas as partes envolvidas – Sindicato, Secretaria e Universidade – manifestam a intenção de sequência deste trabalho, visando construir uma metodologia no sentido de criar encontros com acompanhamento profissional onde os professores da rede pública possam trocar e compartilhar experiências e que os profissionais possam receber auxílio e acompanhamento para melhorar sua perspectiva no ambiente de trabalho.