Caixas de denúncias são implantadas na Uniplac

A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) oferece vários canais para denúncia de casos que não estejam de acordo com os requisitos solicitados para o recebimento de benefício financeiro. Essa medida se dá justamente para tornar mais transparente o processo de concessão de bolsas de estudos. Além dos já usados na Universidade, como e-mail, carta e telefone, o Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE) implantou, nesta semana, mais uma ferramenta: a caixa de denúncia. Uma delas ficará localizada no balcão em frente ao setor de protocolo e outra no SAE. Por conta do grande número de denúncias improcedentes, a assistente social da Uniplac, Ana Paula Ribeiro, pede que as pessoas tenham coerência no momento de repassar as informações. Ela ressalta ainda que a prática deve ser realizada com seriedade e fundamento. “Nós queremos que as pessoas denunciem, mas que sejam coerentes e que realmente existam fatos e provas que o aluno não precisa do benefício, e não apenas por questões pessoais e alheias”. A assistente social diz que a identidade do denunciante é totalmente preservada, e se ele preferir, pode registrar sua acusação anonimamente. Ela explica que assim que a denúncia chega ao (SAE) e à Comissão de Fiscalização de Bolsas, toda a documentação do processo é revisada e são efetuados os procedimentos legais e cabíveis ao Serviço Social, como solicitação de documentos, entrevista, visitas domiciliares, entre outros quando necessário. “Existem casos que demandam muito tempo, como os que envolvem alunos residentes em outros municípios, aí o processo é bem mais demorado”, enfatiza lembrando a importância de fazer denúncias procedentes.