Inscrições do FIES vão até dia 30 de abril, mas alunos têm dificuldades para renovar ou fazer novos contratos

Segundo balanço apresentado pelo Ministério da Educação (MEC) na primeira quinzena de março menos da metade dos estudantes conseguiu fazer o aditamento dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Foram renovados mais de 830 mil contratos de um total de 1,9 milhão. O sistema ficará aberto até o dia 30 de abril.

Os alunos têm enfrentado dificuldades no momento do processamento de seus aditamentos ou na inscrição do Sistema do FIES (SisFIES).  O ministério garante que a lentidão no sistema, está sendo corrigida e  acrescenta o esclarecimento de que, a qualquer momento em que for feito o aditamento, ele vale desde o início do semestre.

"Todos têm assegurado o aditamento de seus contratos", afirmam os representantes do Ministério em respostas às demandas solicitadas pela Universidade.

O MEC informa ainda que, além das renovações, há vagas para novos contratos, mas não menciona quantas. Apesar das declarações do secretário executivo, estudantes relatam uma série de problemas ao usar o sistema online para contratar o Fies ou renovar a participação.

Universidade busca solução para que seus acadêmicos não sejam prejudicados

A Uniplac em conjunto com as demais  instituições da ACAFE, está buscando junto ao MEC soluções mais eficazes para sanar as dificuldades dos acadêmicos.

Foram criadas travas no SisFIES, que não são normatizados pelo MEC, o que gera insegurança, tanto para os acadêmicos, quanto para as Instituições de ensino. As mensagens recebidas pelos alunos no momento do preenchimento de dados para inscrição são diversas, ora como “limite de vagas para IES excedido”, ora como “recurso esgotado”, ou ainda como “ limite de valor para o estudante foi excedido”, o que expõe a fragilidade e o funcionamento falho do sistema, já que no caso da Uniplac, para 2015, houve incremento nos recursos destinados ao financiamento estudantil.  Lentidão e impossibilidade de finalizar os processos são outras reclamações recorrentes dos acadêmicos.

Nesta semana a gestora do setor de Apoio Comunitário da Uniplac, Danielle Pereira,  estará reunida com representantes do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE)  responsável pelo SisFIES, em Brasília, em mais uma tratativa para resolução destes problemas.

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/fies/estudantes-continuam-problemas-renovar-fazer-novos-contratos-fies-846801.shtml

Publicado dia 18/03/2015.