Uniplac visa firmar parceria para propagação de práticas sustentáveis

O Instituto de Águas e Biodiversidade (IABIO) da Uniplac recebeu representantes da Fundação Certi de Florianópolis e da Fundação Boticário de Curitiba para firmar parcerias visando a propagação de práticas sustentáveis na produção do pinhão e da erva-mate, através do projeto Araucária Mais.

Este projeto tem criado uma rede de compradores e produtores para estes produtos nativos da região serrana. Apesar de encontrar-se em estágio inicial, o sucesso do projeto já está comprovado, pois houve uma venda de erva-mate envolvendo vários produtores de região.

A participação da Universidade pretende envolver a produção de mudas de araucária e erva-mate, em sua estufa de plantas que foi construída com recursos do Projeto Aquífero Guarani/Serra Geral, além da participação de alunos e professores na averiguação em campo dos locais de produção e extração dos produtos.

Para entrar no projeto, os produtores precisam adequar a produção e extração da erva-mate e pinhão a um processo orientado pelo projeto Araucária Mais, visando a conservação dos recursos naturais da área em que o produto se encontra.

Representando a Uniplac nas tratativas de parceria estavam Ana Clarice G.O. Vargas, do IABIO e o professor Marcelo Mazzolli.