Aula Inaugural dos Mestrados é realizada junto à comemoração dos dez anos de PPGE

Na noite de ontem (2) foi realizada a aula inaugural das novas turmas dos Programas de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) e em Ambiente e Saúde (PPGAS). O momento foi ministrado pelo professor Doutor Luiz Carlos Bombassaro (FACED/UFRGS), que fez uma discussão do cenário e desafios da educação em tempos de pluralidade e complexidade teóricas e éticas

Na oportunidade, estiveram presentes os alunos dos dois programas de pós-graduação e também mestrandos de turmas já em andamento.

A Dra. Ana Maria Netto Machado, professora do Mestrado em Educação fez uma participação no evento dando inicio às comemorações dos 10 anos do PPGE/Uniplac, falando da primeira turma formada no ano de 2005 e reforçando o papel das Universidades do interior na formação de mestres.

Já passaram pelo PPGE 27 professores, contando atualmente com 12 professores titulares. A professora Ana Maria esteve presente no Mestrado em Educação desde a fundação do Programa.

Segundo a coordenadora do Mestrado em Ambiente e Saúde, professora Dra. Lilia Kanan, foi um momento de acolhida e recepção dos alunos das novas turmas deste ano, ressaltando o privilégio daqueles que ali estavam. De acordo com o Censo Inep/MEC 2012, existem no Brasil 7.037.688 alunos matriculados no ensino superior. Com relação à pós-graduação, existem no país 203.717 alunos, ou seja, 2,9% em relação ao índice de estudantes da graduação.

A professora Dra. Marina Patrício de Arruda, coordenadora do Mestrado em Educação, destacou que o mundo está tomado pelas tecnologias, mas “os profissionais que são extraordinários não serão substituídos por máquinas ou tecnologia”, e é com a formação destes profissionais que os mestrados deverão trabalhar.