Seminário de Capacitação Docente da Uniplac teve início na noite de ontem

Iniciou ontem (9) na Uniplac a XXIV edição do Seminário de Capacitação Docente.

Como acontece anualmente em fevereiro e julho, antes dos períodos letivos regulares, a Universidade promove atividades de formação continuada aos professores com o objetivo de buscar aprimoramento e qualificação na atuação dos mesmos.

A partir do ano de 2014, foi adotada uma metodologia diferenciada: Ao invés das atividades serem trabalhadas somente nos intervalos dos semestres, são organizadas discussões ao longo dos mesmos com encontros em diferentes períodos, datas e horários, objetivando abordar diferentes temáticas e também para que todos os professores possam acompanhar os trabalhos.

De acordo com a Pró-Reitora de Ensino da Universidade, professora Vera Rejane, neste ano de 2015 a abordagem será a mesma. “O projeto de capacitação docente terá ao menos um encontro mensal, além desta semana que teremos atividades de segunda à quinta-feira. Esta metodologia vem sendo adotada tendo em vista a necessidade de discussão contínua sobre os aspectos que envolvem a Universidade como um todo, seja no Ensino, Pesquisa, Extensão ou Pós Graduação”, destaca.

A palestra de ontem, com o tema “Aula Operatória e a construção do conhecimento”, ministrada pelo professor Dr. Paulo Afonso Caruso Ronca, terá continuidade no dia 14 de março com “A prova Operatória e a construção do conhecimento”.

Na noite de hoje, o encontro será com a professora Maria Juliana Paes, que deverá abordar a “Comunicação e o resgate do Ser”. Nos dias 11 e 12 acontecerão encontros com os colegiados dos cursos, também na perspectiva da auto avaliação e o planejamento para o início do ano letivo regular. Nos meses de abril, maio e junho, haverão outras temáticas pertinentes à Academia que serão abordadas sempre com o objetivo da análise contínua sobre os processos educativos.

“Para isso, destaca-se a importante contribuição dos colegiados dos cursos, não apenas com a presença nas atividades, mas também com proposições para que possamos qualificar cada vez mais o nosso trabalho, ou seja, o trabalho que toda a Instituição vem desenvolvendo no sentido de ultrapassar nossos limites por meio da criação de novas possibilidades. Este ano a Uniplac passará pelo seu recredenciamento do status de Universidade e, portanto é o momento de refletirmos sobre o que queremos da e para a nossa Instituição no futuro”, ressalta a Pró-Reitora de Ensino.