Nota Esclarecedora - Índices de Cursos e Conceito ENADE 2013 da Uniplac

O Ministério da Educação divulgou no Diário Oficial da União de 18 de dezembro os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) Avaliados das Instituições de Ensino Superior (IES), os resultados do Conceito Enade e do Conceito Preliminar de Curso (CPC) referentes ao ano de 2013.

O IGC da Universidade do Planalto Catarinense  teve conceito 3. Já para o Conceito Enade e o CPC ainda não foi divulgado o resultado final pelo MEC. A Procuradora Institucional junto ao MEC entrou em contato com o INEP/MEC questionando o motivo da não publicação  destes conceitos e verificou que o caso da Uniplac não é o único sendo que algumas IES do Sistema Acafe também não tiveram seus conceitos divulgados.

Um dos fatores que podem interferir no processamento dos índices da Uniplac é o trâmite da migração da Universidade do Sistema Estadual para o Sistema Federal de Ensino, importante processo iniciado em julho de 2014. A mudança se dá em atendimento ao edital número 4, de 1º de julho de 2014, da Secretaria  de Regulação e Supervisão da Educação Superior, que propõe o regime de migração das instituições de educação superior privadas para o Conselho Nacional de Educação. Todas as IES do Sistema ACAFE passam pelo mesmo processo, assegurando a continuidade e a regularização de suas atividades.

Embora não haja publicação oficial dos conceitos da Uniplac, a Instituição assegura que todo o processo acontece de forma legítima e que atendeu a todos os requisitos do MEC quanto aos índices e aguarda, assim como outras instituições,  a resposta do INEP/MEC, para então divulgar à sua comunidade acadêmica, à imprensa e à sociedade.