Uniplac participou do lançamento da Proposta Curricular de Santa Catarina

Apresentação do documento em Lages acontece no dia 11 de dezembro de 2014 no campus da Universidade

Em representação à Uniplac o reitor Luiz Carlos Pfleger  participou u no dia 1 de dezembro do evento de apresentação do  documento atualizado da Proposta Curricular 2014 – Formação Integral para a Educação Básica.  A formatação da proposta acontece após dois anos de estudo e discussões envolvendo mais de oito mil educadores de todas as redes e etapas da educação básica e superior de Santa Catarina.

Santa Catarina tem a sua proposta curricular há 26 anos, a qual foi atualizada ao longo do tempo. Em 2012, estudou-se a possibilidade de nova atualização para se adequar as demandas atuais. A mobilização foi grande e conseguiu-se a adesão de entidades importantes como a Undime e das universidades comunitárias do Estado, entre elas, a Uniplac.

De acordo com o secretário da Educação, Eduardo Deschamps, com o material elaborado e distribuído para educadores de todo Estado, a discussão prossegue nas escolas em 2015 com a atualização dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de cada escola. 

“Um bom currículo é fundamental para garantir a qualidade de um sistema educacional. Ao lado de professores qualificados e de gestores líderes, um currículo bem definido é um dos fatores comuns a todos os sistemas que apresentam os melhores desempenhos em todas as avaliações internacionais de qualidade. A atualização foi trabalhada em cima de três grandes eixos: o percurso formativo do aluno, como vai ser formado, a orientação sobre educação integral e como os temas da diversidade devem ser tratados na escola”, explica. 

O documento, que servirá de referencial teórico aos professores na sala de aula, contempla as novas perspectivas e propostas para educação. Também vai ao encontro das metas e estratégias dos Planos Nacional de Educação (PNE) e Estadual (PEE). O trabalho desenvolvido em Santa Catarina está servindo de exemplo para outros estados brasileiros. 

Até o dia 12 de dezembro, a apresentação e a entrega da edição impressa do material seguirá em mais noves regiões do Estado. Na Uniplac o evento acontecerá no dia 11 de dezembro, às 9h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade. 

Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática