Regulamentação do Sistema de Educação foi foco de Conferência Nacional

De 19 a 23 de novembro aconteceu em Brasília  a Conferência Nacional de Educação- CONAE e os docentes da Universidade do Planalto Catarinense Elson Rogério Bastos Pereira e Arlene Aparecida de Arruda, participaram do evento em representação ao Ensino Superior das regiões de Lages e São Joaquim, como Delegados regionais, escolhidos em etapas anteriores da CONAE. Ao todo estiveram 2,6 mil delegados no evento, que deliberaram sobre o Sistema Nacional de Educação.

A partir das discussões, divididas em sete eixos temáticos, foram aprovadas propostas sobre os rumos a serem seguidos pela educação brasileira para os próximos 10 anos. Elas integrarão o Documento Final do encontro.

O delegado da CONAE e professor da Uniplac Elson cita a importância de cada um dos eixos e destaca que trata da valorização do professor, o qual ele integra. “É certo que a partir do momento em que houver a devida valorização do profissional da educação, o professor, avanços serão conquistados, isto paralelamente às demais políticas públicas voltadas para o Sistema de Educação”, o professor afirma, relatando que a expectativa é de que, no decorrer  da adequação do plano, até 2024, 10% do PIB seja aplicado à Educação.

Nos cinco dias da CONAE, representantes de todas as etapas da educação pública e particular, de setores sociais, gestores, trabalhadores, pais e estudantes participaram de colóquios, mesas de interesse, e plenárias e debates sobre o tema "O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração".