Alzheimer é tema de discussão na Universidade

“Alzheimer no Cinema” é parte do projeto de extensão da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) que oferece apoio aos familiares dos portadores da doença de Alzheimer. Além das reuniões mensais do grupo, a equipe de profissionais e alunos envolvidos com o projeto oferece a possibilidade de discutir o tema. Com a exibição do filme “Íris”, a partir das 19 horas desta terça-feira (10), no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), os participantes poderão tirar suas dúvidas e trocar experiência acerca da doença em uma discussão multidisciplinar. O evento é aberto ao público com entrada gratuita. Sinopse do filme “Íris” O filme descreve os primeiros e os últimos momentos da relação de John Bailey com a mulher, a filósofa e romancista Iris Murdoch. Mostra a vida do casal enquanto jovem até os últimos dias de vida de Íris. A história decorre no princípio dos anos 90, quando Íris, vista como uma das principais romancistas da sua época, começa a sentir as primeiras manifestações da doença de Alzheimer, que a levaria a perder as suas faculdades. No princípio ela começa a esquecer-se das palavras, o que se revela uma experiência frustrante. Em seguida, perde mais do que as palavras, deixa de conseguir escrever e falar coerentemente. O marido John é, então, impelido para o papel de curador. Há alturas em que ele sente que não é capaz de suportar esta situação, mas o amor pela mulher é tal que não a abandona.