Alunos das licenciaturas da Uniplac realizam oficinas com profissionais da Gered

Ao longo do mês de novembro, a 27ª Gered de Lages realiza encontros com profissionais da educação, objetivando propor às escolas da cidade uma reestruturação curricular. Em parceria com a Uniplac e o Grupo Sebastião Ataíde, o primeiro encontro aconteceu no dia 29 de outubro, e ocorre novamente nos dias 6, 10 e 18 de novembro.

Com o tema Biocentrismo – Educação para o Cuidado, o evento tem como atividade inicial a organização de quatro oficinas, elaboradas e desenvolvidas por docentes e bolsistas do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Uniplac.

O foco dos encontros é a inclusão dos chamados Marcos Legais no conteúdo repassado em sala de aula: Cultura Afro-Brasileira, Cultura Indígena, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Educação Ambiental. Cada uma destas visa instrumentalizar os professores a incluir as atividades desenvolvidas na sua prática pedagógica, visando desenvolvimento das temáticas de forma contínua, permanente e integrada.

O tema, biocentrismo, reporta a uma educação para o cuidado com os seres humanos, independentemente de etnia, idade, gênero ou orientação sexual. Durante as oficinas, a interação entre os participantes é foco fundamental.