Rede de laboratórios “Pronto 3D” agora tem um site próprio

Um dos polos da Rede está na Uniplac

Implantado em 2013 o Laboratório de Prototipagem Rápida - Pronto 3D  da Uniplac foi criado através de uma parceira com a UFSC e o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - FAPESC. Além da região de Lages, outras mesorregiões também contam com estes laboratórios, instalados na UNOCHAPECÓ (Chapecó), na SATC (Criciúma) e na UFSC (Florianópolis), constituindo a Rede Pronto  3D em todo o Estado de Santa Catarina.

A Rede agora também conta com um espaço para referência de sua atuação, localização e projetos. O site http://www.redepronto3d.com/ traz informações sobre a Rede e seus objetivos, além de publicações e dados de cada Polo.

Na Uniplac, sob a coordenação dos professores Rafael Peletti e Rosane Waltrck Reis, vêm sendo realizados estudos de casos de projetos tecnológicos da área, dos trabalhos de pesquisa, extensão e perspectivas de bolsas vinculados ao laboratório e a interação com as unidades que formam a rede de laboratórios.

Para a coordenadora do curso de Design de Interiores, Rosane Waltrick Reis, esta é uma oportunidade ímpar para realização de projetos em extensão, com parcerias com grandes empresas e indústrias. “Com o Pronto 3D nós poderemos desenvolver projetos e produtos na área de movelaria, iluminação, além de prototipagem para indústria”, a professora detalha.

O Laboratório atenderá as demandas dos cursos de Arquitetura, Design de Interiores e de Engenharias, mas poderá auxiliar em diversos cursos da UNIPLAC, além de gerar a possibilidade de convênios para prestação de serviços para empresas e indústrias da região, com vistas à extensão da produção do conhecimento tecnológico e o desenvolvimento regional.